- Área: 160 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Francis Pelletier
-
Fabricantes: Alumilex, Eames, Goodfellow
Descrição enviada pela equipe de projeto. O lar do escultor Jarnuszkiewicz é um trabalho colaborativo entre o cliente, o escultor Jacek Jarnuszkiewicz, e os arquitetos Marie-Claude Hamelin e Loukas Yiacouvakis. O processo pelo qual este projeto foi concebido segue as diretrizes da requintada técnica surrealista exquisite corpse, em que cada designer constrói seguindo o trabalho realizado pelo anterior. Cada proposição escultural foi debatida entre nós até que finalmente concordamos em expressar a verticalidade como um ponto forte e claro da essência da paisagem dada; um vasto terreno com vista para o lago, em meio a uma floresta de coníferas.
Uma vez que as regras de composição foram estabelecidas, o projeto foi desenvolvido da mão de um criador para o outro, de volume para plano, do manuseio de materiais e massas até o crescimento dos espaços interiores. O fracionamento de massas, a composição de dois volumes de madeira, um claro e um escuro, os jogos estruturais de opacidade e transparência unem a casa com a natureza assim como a natureza integra a casa.
A planta aberta da residência oferece fluidez e continuidade natural entre o nível do solo, na floresta, e o piso inferior da casa, entre o interior e o exterior. A experiência oferecida pelo mezanino, no último andar, é completada por um grande terraço coberto que simultaneamente é uma torre de observação da vida selvagem e um belvedere panorâmico que se abre para as montanhas e tem vista para o lago nas proximidades.
Desde a composição vertical reminiscente das árvores maduras que a cercam, a casa abre-se para a luz do dia e para a paisagem majestosa graças à grande fachada de vidro cobrindo os três pavimentos. Ao amanhecer, os arredores desaparecem e a residência emerge como uma lanterna escultural no coração da floresta. Uma expressão tectônica onde a composição espacial substitui a funcionalidade. Uma casa escultural em meio a natureza.